Acho que diversas pessoas que estão começando pela primeira vez a estudar virtualização, logo ouvem falar da VMware. Hoje a VMware é uma das maiores empresas de tecnologia, onde o core dos seus produtos estão voltados para virtualização. Diversos produtos que buscam simplificar e ao mesmo tempo estender as capacidades de gerenciamento de um datacenter. É difícil pensar em alguma empresa hoje de médio e grande porte que não faça uso da virtualização. Levando isso em consideração estou escrevendo meu primeiro post acerca de onde você deve começar caso tenha interesse em se desbravar na área de virtualização com VMware.
Para muitos pode parecer nova a certificação VCA (VMware Certified Associate), porém ela foi primeiramente introduzida alguns anos atrás, a VCA-4DT (VMware Certified Associate Desktop), a VMware decidiu recentemente em voltar com a VCA. Assim como antigamente a certificação VCA não existe tem como pré-requisito um dos cursos oferecidos pela VMware, diferente da VCP (VMware Certified Professional) que é necessário não só passar no exame como também fazer um dos cursos qualificadores para o título de VCP. Porém diferentemente da primeira VCA (VCA-4DT) onde se esperava que quem estivesse fazendo a prova fosse um administrador experiente, a VCA atual mudou o foco. Este foco agora está mais voltado sobre o conhecimento geral do produto, e não mais na parte de administração e troubleshooting.
Pelo que andei pesquisando percebi que a nova VCA deixa um "gap" considerável de conhecimento em comparação com a VCP. Por isso acho que entre VCA e VCP depende muito do que pretende. Na minha opinião se você for ser uma administrador VMware a VCP é a mais indicada. Mas esse pode não ser seu foco, quem sabe você deseja somente entenderes os produtos da VMware e suas principais funções e funcionalidades, então neste caso acredito que a VCA será a mais indicada. Não só pelo fato de que você não vai ter que desembolsar uma grande quantia por um dos cursos oferecidos pela VMware, mas por que você não vai precisar administrar e sim conhecer o que cada um dos produtos tem a oferecer para tomar melhores decisões junto a equipe que irá de fato administrar os produtos.
Encerro este posto deixando minha última consideração independente de onde decidir começar, seja pela VCA ou pela VCP, conhecimento não é perdido. Claro que o conhecimento cobrado na VCP vai muito além da VCA, mas nada impede que você comece buscando entender os produtos da VMware e suas funcionalidades através dos estudos para a VCA e depois se aprofunde estudando para o VCP. Seja qual for sua decisão espero ter auxiliado de alguma forma para os recém chegado a está área.
Acima está a referência para o "VMware Certification Roadmap" para 2015, a estrutura de todas as certificações e caminhos que podem ser tomados na hora de se tornar um certificado VMware e logo ao final do post está o link de referência para o site da VMware onde o Roadmap pode ser visto em maior detalhe. As certificações acima ainda não estão disponíveis até o momento deste post por se tratarem da nova versão do VMware vSphere 6.0 que foi anunciada porém ainda não foi liberada a versão definitiva. Muitas das certificações disponíveis vai mudar, em todo o caso segue abaixo as certificações disponíveis atualmente até o momento do post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário